terça-feira, 27 de março de 2012

| moving on, please! |


Por vezes não sei bem porque é que me inibo de fazer certas coisas, quando os outros não se inibem de as fazer, talvez porque não seja igual a certas pessoas...

Mas visto que tenho recebido vários mails e comentários a perguntar-me se as t-shirts que a loja "Amor às Cores" vende são feitas por mim, aproveito este meio fantástico e cheio de contradições da Internet para o desmentir. É óbvio que não são e até acho que se nota! Depois de ter "falado" com a proprietária da marca "Amor às Cores" que considera que não copia ninguém, antes pelo contrário, é "copiada todos os dias (riscos inerentes à nossa profissão)", sinto-me à vontade para vos dizer que NÃO, as t-shirts extremamente idênticas às das tarapatices que aparecem na loja, no blogue, artigos de imprensa ou sessões fotográficas da marca "amor às cores" não são feitas pelas tarapatices, nem são originais das tarapatices (assim como presumo que o resto dos artigos que a loja vende tb. não são das artesãs que os fazem habitualmente, é só um equívoco!). Mas posso estar descansada pois de acordo com a dona da marca: "Tenho a certeza que os seus clientes nunca irão gostar do meu trabalho e que será impensável para os meus, comprar os seus artigos, isto para lhe dizer, que há mercado para todos!!!!" Enfim, como diria o meu pai "As acções ficam para quem as pratica!"

Como sabem as tarapatices começaram a fazer estas t-shirts em 2008, depois de algumas tentativas que não me satisfizeram, cheguei a este esquema, inspirado numa t-shirt estampada de praia de um dos meus filhos, sim, inspirada, nada tinha de patchwork, nem de  tecidos ou de feltro, mas é assim que as ideias surgem, vemos algo que nos inspira e criamos algo que seja a nossa cara, escusado será dizer o quão diferente este processo é de uma cópia, onde se olha e se faz exactamente igual (não vale apena virem com a teoria de que não é exactamente igual pois os tecidos não são iguais, falamos de conceitos!). Também não vale a pena questionar a questão do registo da marca, pois temos aqui um bom exemplo de que estas coisas nada têm a ver com leis mas sim com ética e valores...

Por isso escrevi esta nota com o único intuito de esclarecer qualquer equívoco e espero que o assunto fique por aqui. Moving on.........

Obrigada aos mais de 3300 fãs, aos muitos clientes que me acompanham diariamente e que me mostram o quanto vale a pena ter começado esta incursão!

***
Sandra

4 comentários:

  1. Já havia comentado um post da Alecrim e Alfazema que teve uma situação parecida. Na altura disse-lhe: É chato haver situações destas, mas temos de pensar que surgem para nos dar força para continuar. Também passei por uma situação parecida e pelo menos serviu-me para ver que não conseguem igualar na qualidade e, como dizia a vovó Donalda em relação às suas tartes, no amor e dedicação com que se faz cada peça.

    ResponderEliminar
  2. Sandra,
    Só pelas fotos, as suas são bem mais bonitas, sem comparação.
    Mantenha-se firme.
    Muito sucesso.
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  3. Força sandra!! Até porque os teus trabalhos não são copiáveis tal como tu dizes 'É óbvio que não são e até acho que se nota!', além de que fazes muita coisa para além das t-shirts com um cuidado, um carinho e um perfeccionismo incomparável!!! Beijinhos, Titá Negrão

    ResponderEliminar
  4. É a diferença que distingue as pessoas....e já que não os podemos combater de outra forma, valha-nos a diferença, a qualidade e os pós mágicos que os teus trabalhos levam sempre!!

    ResponderEliminar