terça-feira, 16 de março de 2010

"DIY" não é "CIY"

Embora este artigo não esteja propriamente relacionado com as cópias abusivas que se fazem por aí do trabalho criativo dos outros que eu conheço, este é um tema que me faz confusão e por isso decidi partilhá-lo. Há muito que vejo cópias, não só do meu trabalho, mas também de muitos artistas criativos que são copiados descaradamente em nome da inspiração... Embrenhada (infelizmente não tanto como gostaria) num novo projecto, pesquiso em busca de inspiração para uma nova realidade e deparo-me muitas vezes com a fina fronteira entre o DIY (Do it Yourself) e o CIY (Copy (it) Yourself).

Erika Firm, criativa do Delphine Fine Stationary and Design questiona, neste artigo do decor 8: "How do we spread the word that there is a huge difference between being inspired by something and copying? Any ideas on how to do this?"

Se tenho alguma ideia de como "combater" esta realidade?! Não tenho, mas parece-me que falar/discutir sobre o assunto é uma excelente forma de chamar à atenção, não vos parece?!

(Via blogue branco prata, obrigada!)

Deixem o vosso comentário aqui ou na página do facebook das tarapatices: tarapatices | facebook

1 comentário:

  1. Boa tarde,

    Concordo plenamente, com a sua ideia, a questão é que tal como a eterna questão de quem nasceu primeiro "o Ovo ou a Galinha" também nestes casos não é fácil saber quem primeiro criou as coisas. Não sei se dá mas talvez se patentearem os trabalhos não exista este problema.
    Já em criança a minha Avó materna usava quadrados de diversos tecidos para aplicar nas minhas roupas... no entanto não havia internet para os divulgar, lembro-me que as minhas camisolas de malha passavam por várias pessoas para tirar ideias.
    Só que felizmente ou infelizmente a internet veio agravar todas essas situações.
    Continue com os seus trabalhos, pois são lindos..
    Eu vou fazendo os meus apenas por passatempo e distração da mente, pois trabalho e a minha actividade profissional é muito diferente dos hobbies.

    ResponderEliminar