quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

| misturar as águas ou não? |



Há uns tempos que ando com vontade de escrever este post e parece que é desta! ;)

A questão é a seguinte, devo ou não "misturar as águas" nas redes sociais e afins? Não é bem se devo... Eu explico! Habitualmente, partilho nas tarapatices assuntos que não tem a ver com o trabalho das tarapatices, mas com assuntos que me são queridos, que acho importantes socialmente ou até que são divertidos. É óbvio que na(s) minha(s) casa(s) faço o que quero, mas a questão é se, para quem me lê, estes outros assuntos têm algum interesse... ou se preferem apenas ver o meu fabuloso trabalho, eheh! Exclusivamente, podem fazê-lo no Etsy.

Porque é que o faço, para além de me apetecer? Porque acho que tendo estes canais privilegiados de acesso a tantas pessoas devemos ter uma certa consciência social e tentar fazer deste mundo um mundo melhor (desculpem-me a veleidade!), alertando para certos temas, seja através do riso, seja através de assuntos prementes e importantes ou até mesmo através de dar a conhecer marcas ou produtos que achamos que vale a pena mostrar (por exemplo, aqui: tesouros). Analisando a questão, parece que uso mais o Twitter para estas partilhas, aliás, acho que o uso mais para este tipo de partilhas do que propriamente para partilhar o trabalho das tarapatices. Por isso, quem gostar desta vertente faça o favor de me seguir por lá ;).

E mais, "misturar as águas" e fazer posts pessoais nestas plataformas, sim ou não? Habitualmente, faço-o com muita "conta, peso e medida", sem expor a minha família, mas mostrando um pouco do que gosto e do nosso dia-a-dia, para isso uso o blogue e o instagram, confesso que me faz bastante impressão ver a vida de certas pessoas escarrapachadas na Internet, principalmente no que respeita aos filhos, mas essa é uma cultura que está muito em voga e que se vê muito em blogues nórdicos e norte-americanos, faz-me confusão, mas quem sou eu para julgar alguém?! Teria algum interesse para quem me lê saber mais da nossa vidinha ou querem lá saber das nossas andanças?

E, pronto, era isto... não sei se interessa alguém, se alguém tem algum comentário a fazer (embora eu gostasse que o fizessem), ou se este assunto é totalmente irrelevante! Estilo... "escreve o que te apetecer, pá!" o que também é bom, mas gostava de saber a vossa opinião!

***
Sandra

3 comentários:

  1. Eu acho que se devem sempre separar as águas, pois também me faz confusão a proliferação de post sobre filhos e crianças em geral (tendo em conta o que nós sabemos sobre o uso e abuso de fotos de crianças....).
    Mas... claro que em tudo há um mas!!!!
    Posts sobre eventos familiares que possam "conter" informações/trabalhos sobre as Tarapatices e/ou artesãos; locais lindos e maravilhos que possam ter visitado; neste momento estou a pensar nos posts de aniversário da sua mãe.
    Claro que o blog é seu e escreve nele aquilo que bem quiser!!!! Mas continue a escrever e colocar fotos dos trabalhos lindos! ;)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra ! Gosto demais de seu blog e quando sigo um blog é como se seguisse uma novela na tv.
    Gosto de ver um pouco de tudo principalmente a rotina o dia-a-dia da pessoa mesmo.
    Acho importante sermos quem somos de verdade. E gostei da sua ideia bjs.

    ResponderEliminar
  3. Acho que as águas devem ser separadas, mas a partir do momento em que te identificas como Tarapatices é preciso manter um fio condutor, ou seja, ser consistente com o que se partilha no Twitter, Facebook e por aí fora. As Tarapatices são um negócio e o teu primeiro objectivo é que as pessoas comprem - usar outro tipo de assuntos é aceitável porque chama as pessoas para a tua página, mas sempre que se enquadrem (esta parte do enquadramento é mais difícil de definir, porque se baseia nos teus gostos pessoais).
    No que diz respeito à exposição, cada um deve fazer o que lhe dá na real gana. Eu não gosto e não tenho feitio para mostrar every step of the way o que fazemos cá em casa. Além disso acho que não interessa. Pode interessar-te a ti que nos conheces, mas não interessa aos outros. Se defines o teu blog como um sitio para falar de assuntos que te são queridos - não necessariamente familia - se calhar a familia não entra aí. No meu blog escrevo sobre mim, ás vezes. Mas é sobre mim, não é sobre o que o meu filho vestiu ontem. E o sobre mim é numa vertente mais "metafísica ":D como livros que gosto de ler, cremes que gosto de usar, percebes? Não meto a familia, não se enquadra no meu blog (apesar de quem lê saber que existe mais gente). Eu não gosto, mas não critico quem o faça. E se não te sentes confortavel a fazê-lo, não o faças. O blog é teu, tu és a editora, tu mandas, pões e dispões!! :D

    ResponderEliminar