quinta-feira, 16 de maio de 2013

| granola |


Cá em casa come-se muitas vezes granola! Quer seja feita por mim quer seja feita pela minha amiga S. :)

Ultimamente, e visto que as minhas restrições alimentares aumentam, tenho me esforçado para comer granola regularmente, como nem sempre apetece com iogurte, por vezes come-se só assim, de forma simples e sabe também como outro aperitivo qualquer! E vocês gostam de granola?

Mesmo sem restrições alimentares devemos comer de forma saudável e esforço-me para incutir essa preocupação desde cedo cá em casa, a começar por comer bem ao pequeno-almoço. Esta é uma luta pois cá em casa o pequeno-almoço é um verdadeiro sacrifício, excepto para o piolho mais novo que devora cereais como gente grande. De qualquer forma, vamos tentando! ;) Revejo-me completamente nas palavras da Jewels no Decor 8 (e ainda hei-de experimentar este pão!!! :D)  "I am not vegan, nor do I need to eat gluten-free, but I am a big fan of eating healthily and as Holly spoke about last week in her Healthy Living post, it’s important to make healthy choices as often as possible because good food really affects how we feel." Não concordam?
De acordo com esse esforço parti da receita da J. e fui simplificando, fui acrescentando, e esta leva de granola está o mais simples possível e penso que sem grande coisa que faça mal, quem sabe?! ;) Tenho vindo a deixar de colocar mel, doce, açúcar e esse tipo de ingredientes.

Desta vez a nossa granola levou o seguinte (lamento, mas não consigo dar medidas, foi tudo mais ou menos a olho, mas sigam as medidas da J. que sai bem de certeza!):

Flocos de Aveia (grandes e pequenos)
Sementes de Linhaça
Sementes de Girassol
Sementes de Sésamo
Sementes de Papoila (fica óptimo!!)
Nozes partidas aos bocados
Canela
Geleia de Maçã (feita por mim)
Bagas Goji (só acrescentei no final depois de arrefecer)

Como fazer? Misturar a geleia com a canela, numa taça à parte misturar todas as sementes, os flocos e as nozes. Misturar tudo e levar ao forno a alourar. Simples, não? No meu caso tenho sempre que ir mexendo de vez em quando, depois de pronta, convém voltar a mexer para não ficar tudo pegado, o que não dá jeito nenhum! ;)






































Experimentem e contem-me como ficou!

*** 
Sandra


6 comentários:

  1. Acho que é desta que me vou aventurar e fazer isto em casa!!!

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa adoramos granola e faço-a constantemente, como tu bem sabes, para nós e para oferecer à familia e aos amigos [há amigos da minha Mãe, a quem ela oferece de vez em quando, que dizem que eu devia fazer para vender!! ;)].
    Esta semana fiz mais uma dose e também não coloquei açucar, apenas mel e puré de maçã, onde coloco muito pouco açucar.
    A minha receita também leva 1/2 colher de gengibre em pó... gostas? Faz bem à saúde e não se sente o sabor ;)

    ResponderEliminar
  3. Hummm..... vou experimentar..... No fim não fica pegajoso, pois não? +É que eu tenho da granola da DoSemente, a de mirtilhos que não é nada má, mas se der para fazer um casa, melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não fica nada pegajosa, se calhar devia ficar um bocadinho, eheh, mas não fica! As da DoSemente são boas de certeza mas fazer em casa é sempre melhor, acho eu! :)

      Eliminar